Será o fim das marcas nas redes sociais?

Mário Guedes novembro 24, 2014 0
Será o fim das marcas nas redes sociais?

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Qual empresa hoje não tem um perfil em rede social? Somente aquelas que não querem ficar pra trás. Bom, infelizmente terei que mostrar que talvez não estejam tão errados assim. Um estudo recente feito a pedido da Forrester Research, demonstrou claramente que investir na divulgação da marca pelo facebook e twitter pode não ser mais uma ideia tão boa.

Com a capitalização das redes sociais, crescimento de população interna nessas plataformas e aumento do interesse das empresas em estar presente no universo on line, fez com que essas redes sociais descobrissem um novo modo de ganhar dinheiro, através da venda de links patrocinados, espaços para publicidade, e claro, o uso do SEO em vendas.

O facebook, por exemplo, em uma nota recente, disse que vai começar a limitar mais a visibilidade das marcas pelos usuários, a partir de 2015, ou seja, as pessoas irão ver menos marcas no seu feed. Anunciou também que gradativamente o conteúdo promocional irá cair.
A pesquisa revelou que em 2014 os posts de grandes marcas atingiam somente 2% dos seus seguidores, e que vem caindo ponto a ponto, mês após mês. Hoje em dia, somente 0,07% dos seguidores de uma marca interagem com ela, e a tendência é piorar.

O facebook é uma rede social, e as pessoas estão passando a interagir mais com outras pessoas, e se sentem incomodadas com tantas marcas invadindo seu “espaço privado”. Seria como tentar colocar um outdoor na frente da janela da sua casa enquanto você conversa com o vizinho.

Baseado nisso, as empresas precisarão mudar a estratégia de divulgação, de comunicação, voltando a investir mais nos próprios websites, e-mail marketing e o velho conhecido marketing one-to-one.

Uma dica que posso dar para tentar pelo menos minimizar esse impacto, que pelo que parece já é real, é a interação com o publico alvo da sua marca. Não somente inundar os feeds com publicidade, mas criar laços, relações sociais com seus clientes. Isso pode postergar essa queda no interesse dos clientes pela sua marca nas redes sociais, e manter aquecido o uso das mídias sociais como ferramenta de marketing e vendas.

Criar novas abordagens, se reinventar, acho que essa é a saída parar quebrar esse gelo entre marcas e consumidores, sem precisar gastar rios de dinheiro.

Adm. Mário Guedes A. Junior
Consultor de Marketing

 

Fonte de Pesquisa: Msn News, Forrester Research

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